Prefeitura Municipal de Jaíba

História


Águas sujas, rio ruim ou rio bravo. É no tupi guarani que se explica o termo “jayba”, escolhido para nomear esta cidade do Norte de Minas, que se desenvolveu as margens do Rio Verde Grande. A água salobra do rio acumulava em lugares planos, onde hoje a cidade se desenvolveu.

Os primeiros habitantes que ali chegaram, na maioria japoneses e nordestinos, faziam parte de um Plano de Reforma Agrária, iniciado em 1949, quando o governo federal começou a implantação de colônias na região, para colocar em prática o maior e mais audacioso projeto de irrigação. Um espaço foi desmatado para acomodar as famílias, que chegavam de diversos pontos do país, e casas improvisadas, de madeira, foram erguidas. Em pouco tempo uma vila já se formara à beira da estrada. A intenção era que as famílias ficassem por algum tempo até receberem um pedaço de terra do governo e utilizassem a agricultura como sobrevivência.

Por muito tempo a região ficou pertencendo aos municípios de Monte Azul e Manga. E na mesma proporção que o Projeto Jaíba foi se desenvolvendo, a vila foi tomando dimensão de cidade e outros núcleos de colonização foram surgindo.

Em 20 de janeiro de 1992, a Lei Estadual nº 10.784 trouxe a emancipação do município, sendo que, partindo da margem direita do Rio Verde até a Vila de Otinolândia, desmembrou uma parte de Monte Azul e da margem esquerda até a Vila Jaibênia, a área deixou de pertencer a Manga.

E hoje, com uma diversidade cultural acentuada, a população de Jaíba cresce a cada dia, em ritmo acelerado, de braços abertos para receber aqueles que escolhem esta cidade como opção de desenvolvimento, tomando como base as potencialidades do agronegócio.

 
Banner

inco_titer inco_youtube inco_face

O Tempo em Jaíba

Transparência

portal-tra

leis_2013apmj

Serviços 2013

fotos_2013

espediente

Lista-de-email

empregos_2013

sala_imprensa

futbol_2013

iptu_2013

acesso_infor

banner_ouvidoria

Saiu_na_rede

Contador de Acessos

Visualizações de Conteúdo : 212169

Usuários Online

Nós temos 151 visitantes online

falacidadao


Serviços

Acesso Restrito

Webmail

webmail
area_restrita
config_emial

Prefeitura de Jaiba