O CONSÓRCIO CODANORTE E O MUNICÍPIO DE JAÍBA ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM

Por 12 de fevereiro de 2021 Sem comentários

O Prefeito Municipal de Jaíba, Reginaldo Silva, demonstra compromisso e responsabilidade em resolver as questões ambientais do seu Município. Após assumir a Presidência do Consórcio Serra Geral, o Prefeito vem buscando soluções para a destinação adequada dos resíduos urbanos; desta vez ele assinou o Termo de Cooperação com outro Consórcio Público a fim de acelerar os projetos para solução dos passivos ambientais. Após reunião com a equipe técnica do Município de Jaíba e do CODANORTE, ficou acertado que em relação a destinação final dos resíduos, Jaíba irá destinar seus resíduos urbanos para o Aterro Sanitário localizado no Município de Janaúba, que foi cedido mediante Lei Autorizativa na Câmara Municipal no ano 2020 para o Consórcio Serra Geral fazer as adequações ambientais e consequente gestão.

Com a gestão consorciada os custos operacionais são reduzidos significativamente para os Municípios Consorciados. Por outro lado, preocupado com a vida útil deste aterro, o Prefeito Reginaldo determinou a implantação de uma Usina de Triagem e Compostagem com o propósito de reduzir os resíduos a serem enviados para o aterro. Determinou ainda que se inicie o processo de implantação de Coleta Seletiva, que a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o CODANORTE, assessore a estruturação da Associação de Catadores do Município a fim de que esta Associação possa contribuir com o processo de coleta seletiva e segregação dos resíduos.

Com estas iniciativas, o gestor municipal acredita que deixará de aterrar de 70 a 80 por cento dos resíduos. Eduardo Rabelo Fonseca, presidente do CODANORTE, e Prefeito de Francisco Dumont, disse a respeito dessa nobre atitude de seu colega: “a implantação de uma UTC vai trazer muitos benefícios para o Município de Jaíba, como grande exemplo, são os impactos positivos causados na nossa cidade depois da inauguração de nossa UTC, no ano passado, 2020; que inclusive tivemos a ilustre presença do Ministro do Meio Ambiente na inauguração de nossa UTC”.

Importe ressaltar que com essas ações o Prefeito de Jaíba, além de cumprir a legislação ambiental, demonstra aos seus pares um exemplo de comprometimento com as causas ambientais.